Lisboa Iberista

Comunicado IBERNEXUS Lisboa

Ao que viemos? Quem somos?

Somos a confluência do projeto IBERNEXUS em Lisboa, como tal seguimos os valores fundadores do projeto adaptando-os à nossa realidade social. IBERNEXUS Lisboa é um espaço de debate amplo no qual várias pessoas podem pertencer independentemente da sua ideologia política, desde que esta não vá em contra os pilares basilares do grupo. Como grupo temos autonomia para nos relacionarmos com os movimentos sociais, partidos e organizações de Lisboa, como tal podemos apoiar candidaturas à Câmara Municipal da Capital, por isso decidimos apoiar a candidatura de Beatriz Gomes Dias à CML. Temos por objetivo trazer para o debate político português uma ideia de cooperação mais estreita com Espanha e a necessidade de políticas comuns ibéricas em âmbitos variados.

Não somos um partido político nem temos intenções de o ser, visto que somos um grupo que procura lançar um debate e não ser força de poder.

Iberismo, o que É?

O Iberismo é uma ideia de cooperação ou união políticas entre Portugal e Espanha. Sendo uma ideia transversal no espetro político, durante vários séculos tivemos duas correntes iberistas que se fizeram destacar: A Monárquica e a Republicana. A primeira era apoiada por uma burguesia liberal capitalista que ambicionava a união dos reinos de Portugal, Espanha e Brasil baixo uma mesma coroa, a de D.Pedro; a via Republicana pretendia, em oposição, a construção de uma união de republicas ibéricas. Este ideal foi defendido por socialistas, sociais-democratas, jacobinos, baixa burguesia e setores ligados à Primavera dos povos de 1848.

Em Portugal há má memória de uma União com Espanha, pois esta ideia está sempre associada a uma perda de independência e de identidade. É necessário desconstruir esta ideia e olhá-la como uma oportunidade de desenvolvimento e de coesão.

A tese iberista defendida por nós baseia-se numa cooperação estreita entre Portugal e Espanha que culminará na criação de uma Confederação Ibérica. Esta confederação seria composta pelas diferentes Uniões republicanas ibéricas que se formariam de forma democrática. Contudo reconhecemos que com o atual sistema político espanhol é impossível tal ideário político, porque para este projeto confederal acontecer Espanha terá que ser Republicana e não Borbónica.

Encargos para o Biénio 2021-2022

Neste biénio de 2021-2022 o IBERNEXUS Lisboa está a ter uma atividade que se integra na dinâmica de estabelecer pontes com outros grupos iberistas e republicanos, nomeadamente, grupos republicanos espanhóis, devido à necessidade de uma Espanha republicana.

Durante este ano inserimo-nos no Foro Cívico Ibérico, no qual defendemos na última sessão a defesa dos trabalhadores e comerciantes transfronteiriços e uma resposta social comum à atual situação pandémica. Estivemos na Assembleia fundadora da “La Semilla”, uma plataforma de jovens pela república, na qual sublinhamos que a terceira república espanhola tem que ter um eixo de cooperação entre os nossos países.

Queremos alargar a nossa base para assim podermos influenciar as forças políticas existentes a terem uma visão mais ampla da Península Ibérica, com isto para este biénio propomo-nos a:

  • Alargar o nosso espaço de influência;
  • Lançar as Bases de um Pilar Social Ibérico;
  • Implementarmo-nos mais na Cidade de Lisboa;
  • Estar ao lado de formações e organizações políticas próximas a nós em Lisboa;
  • Debater e Discutir a Declaração de Lisboa assinada em 2016 pelo Movimento Partido Ibérico e o seu homólogo espanhol Iber;
  • Incentivar à criação de outros núcleos IBERNEXUS.

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s